Hoje, as mudanças climáticas e ambientais já podem ser sentidas por todos. Já temos consciência de que algo necessita ser feito. No entanto, ainda falta muita informação sobre o que pode ser realizado em prol da preservação global.
É correto afirmar que a principal causa da destruição global é o consumo desenfreado dos habitantes das grandes cidades. Como por exemplo, o de energia e combustíveis, usados para atender ao moderno modo de vida, que por consequência tem dizimado nossas florestas, mares e recursos naturais.
Sabemos que há vontade para uma mudança em nosso modo de consumo, porém também existe a dúvida de como agir.
A linha mestra da conservação ambiental inicia com os chamados três R’s: que significam racionalizar, reutilizar e reciclar. Independente da ordem e da importância de casa ação, o que realmente importa é praticar os conceitos.

Racionalizar: Você sai de seu apartamento e vai até a padaria, que fica a 200m de distância, compra alguns pães que são colocados em um saco de papel e que geralmente o balconista ainda os coloca dentro de uma sacola plástica. Você acha realmente necessário utilizar mais esta embalagem de plástico? Evidente que não. E esta pequena ação em economizar apenas uma sacola plástica estará contribuindo para a preservação do planeta.

Reutilizar: A reutilização de materiais que tão duramente foi combatida por meio das embalagens descartáveis necessita urgentemente voltar as nossas rotinas. A sacola do supermercado deve servir para acondicionar o lixo. O papel de presente pode ser novamente utilizado e as filhas impressas podem servir de rascunho. Estas e outras atitudes, que até pouco tempo atrás eram vistas como ato de um autêntico pão-duro, hoje são vistas como sinal de inteligência e de responsabilidade ambiental.

Reciclar:O último R e não menos importante, trata da reciclagem. Ter em casa dois recipientes para acondicionar o lixo é fundamentos para quem quer contribuir com a sustentabilidade do planeta. Plásticos, papéis, metais e vidros que forem reciclados, evitarão o consumo de árvores, petróleo, areia, minérios e outros recursos naturais, além de reduzir a poluição, pois a reciclagem consome menos energia que a fabricação de produtos oriundos de matéria virgens.

Pequenas atitudes causam grandes mudanças!

Faça parte desta mudança…

Faça parte de um mundo melhor.
Fonte: Voluntários online