Ao contrário do que pensamos, fazer compras não é um gesto inofensivo.

Graças a abertura do comércio mundial, da rapidez dos meios de transportes e dos métodos de produção podemos comprar, em toda parte, produtos alimentares provindos dos 4 cantos do mundo, pratos prontos, de fácil preparo, frutas e legumes fora da estação.

Face a esta grande gama de produtos oferecidos atualmente nós somos levados a fazer escolhas em matéria de alimentação. Estas, são influenciadas pelas nossas necessidades, vontades, gosto, crenças e custo. Mas além dos efeitos individuais sobre a saúde de cada um, estas escolhas tem igualmente um impacto importante sobre o meio ambiente.
meioambiente2

Qual é Problema? Esta evolução na produção e consumo está levando a um aumento na pressão que exercemos sobre o nosso planeta.

Por quê? Estes alimentos fora de época, congelados, importados, consomem muita energia, possuem uma grande quantidade de embalagem e emitem gases do efeito estufa ( produção intensiva com uso de pesticidas, transporte, preparo com uso de conservantes, conservação no freezer e descongelamento). Logo, o impacto que os alimentos causam varia conforme o modo de produção, a distância percorrida entre a produção e o consumo, se é um alimento fresco ou congelado…

Exemplos: Uma pizza congelada de presunto necessita mais de petróleo para ser consumido do que de presunto.

Uma fruta fora de época importada por avião consome para seu transporte 20 vezes mais de petróleo que a mesma fruta produzida localmente.

Um iogurte de morango fora da estação pode percorrer 9000 km (percurso de suas matérias primas até o consumo).

Para a produção de um litro de refrigerante usa-se 5 litros de água.

meioambiente1
O quê nós consumidores podemos fazer? Simples gestos no dia-a-dia fazem a diferença:
* Escolha alimentos da época
* Evite alimentos com muitas embalagens. Separe o lixo, recicle!
* Dê preferência a alimentos frescos
* Evite alimentos congelados e refeições pré-prontas
* Se tiver espaço em sua casa, faça uma horta! Além de ser saudável é econômico.
* Evite alimentos importados, opte por alimentos produzidos na região que você mora.
* Leia sempre toda embalagem. Além do rótulo nutricional, data de validade confira sempre a proveniência do alimento.

meioambiente

Notou algo familiar? Sim, atitudes que respeitam o meio ambiente, como aquelas citadas acima também são dicas ótimas de nutrição, contribuindo para o bem estar do ser humano e da biosfera.
Fonte: Voluntário On-line