O aquecimento global e as ações realizadas pelo Brasil para minimizar os impactos das mudanças climáticas serão debatidos hoje pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Durante a audiência pública, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deverá apresentar algumas das ações que vão integrar o Plano Nacional de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, a ser anunciado pelo governo nos próximos dias.

O evento ocorrerá a pedido dos deputados Edson Duarte (PV-BA), Henrique Afonso (PT-AC), Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) e Moreira Mendes (PPS-RO).

Impactos minimizados
Uma das propostas em tramitação relacionadas ao aquecimento global é o Projeto de Lei 261/07, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). A proposta cria a Política Nacional de Mudanças Climáticas e traz ações que pretendem minimizar os impactos negativos provocados pelas atividades humanas no sistema climático.

Para atingir esse objetivo, o projeto cria, entre outros pontos, mecanismos de incentivo fiscal e o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, para financiar pesquisas e ações nessa área.

Fonte: Agência Câmara